O que é valor intrínseco e extrínseco?
Os entusiastas do mercado de opções já devem ter ouvido falar sobre valor intrínseco e valor extrínseco. Esses são conceitos importantes do mercado para entender o preço de uma opção, e pelo o que você está pagando.
Guia Do Iniciante em Opções
Se você ficou confuso com esses termos, não se preocupe, também era um dos pontos que mais me deixavam com dúvidas quando eu iniciei no mundo de derivativos.
Por isso, neste artigo, vou te explicar esses dois valores e falar sobre o que compõe o preço de uma opção, mas se preferir, também gravei um vídeo sobre o assunto:
O que é valor intrínseco de uma opção?
Trata-se do valor justo de uma opção, ou seja, é o valor mínimo que aquela opção deveria custar para que não houvesse nem ganho nem prejuízo na operação.
Dessa forma, o valor intrínseco representa o possível ganho financeiro com o exercício da opção, e, por isso, só existe nas opções que estão ITM (In the money, ou dentro do dinheiro em tradução livre) – aquelas em que estão em condição de exercício.
Como calcular o valor intrínseco?
No caso de uma opção de compra (CALL), o valor intrínseco é a diferença entre a cotação do ativo e o strike.
Já nas opções de venda (PUT), esse cálculo será a diferença entre o strike e a cotação do ativo.
Assim, se o vencimento da opção fosse hoje, a opção estiver com valor intrínseco maior que 1 centavo, significa que ela provavelmente seria exercida.
Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?
Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.
AGENDAR SESSÃONo entanto, se o vencimento da opção fosse hoje e ela não tivesse exercício, a opção não teria valor intrínseco.
Mas calma, isso não significa que ela não tem um preço.
Ainda que ela não tenha valor intrínseco, a opção tem o valor de mercado, então será composta somente pelo valor extrínseco.
E o que é o valor extrínseco de uma opção?
Esse seria o prêmio de risco, ou seja, é o valor de remuneração atribuído ao risco da opção e ao custo de oportunidade.
Então, quanto maior o risco de um ativo, maior será seu valor extrínseco. E isso sofre influência de diversos fatores como o tempo que falta para o vencimento, a volatilidade do mercado, a taxa de juros, entre outros.
Quanto maior esses fatores, medidos pelas variáveis gregas, maior o valor extrínseco da opção.
Além disso, também é possível interpretar o valor extrínseco como a expectativa do mercado sobre a evolução do ativo-objeto.
Como calcular o valor extrínseco?
O valor extrínseco de uma opção é calculado pela diferença entre seu preço atual e seu valor intrínseco.
O preço da opção
O valor intrínseco de uma opção, portanto, está relacionado à possibilidade de exercício, ao passo que o valor extrínseco está relacionado ao risco.
Dessa forma, a soma desses dois valores representa o prêmio de uma opção.
Quanto mais ITM a opção estiver, ou seja, mais previsível e com menos incerteza, menor será o valor extrínseco, e maior o valor intrínseco.
Como Gerar Renda Semanal em Dólar
Agora, se a opção estiver OTM (out of the money, ou fora do dinheiro em português) ou ATM (At the money, ou, no dinheiro), ela será constituída tão somente de valor extrínseco.
Quanto mais OTM, menor será o valor extrínseco, já que a opção vai se tornado mais previsível, com cada vez menor chance de que o exercício aconteça.
Logo, as opções que têm maior valor extrínseco, são as que estão ATM ou no dinheiro, isso serve tanto para as CALLs quanto para as PUTs.
Leia também: Moneyness: Entenda O Que São Opções ITM, OTM E ATM
Esse artigo foi útil?
Temos diversos conteúdos como esse em nosso canal do YouTube. Todos os dias saem novos vídeos com assuntos do mercado financeiro, especialmente do mercado de opções.