Estratégia do pozinho: aprenda como fazer
Você já ouviu falar da estratégia do pozinho? Sabe por que ela tem esse nome e como estruturá-la?
O objetivo desse artigo é te mostrar o que é o Pozinho e o passo a passo de como fazer essa estratégia que compõe o mundo das opções. Um mecanismo para gerar lucro e otimizar sua performance no mercado financeiro.
Fica até o fim que iremos lhe ensinar a coordenar essa operação para você não perder dinheiro à toa. Vamos lá?
Afinal, o que é a estratégia do pozinho?
A Estratégia do Pozinho prevê a compra de opções no formato OTM (abreviação para “fora do dinheiro” em inglês) que possuem uma probabilidade de não obter alta valorização.
Neste contexto, essa estratégia consiste em estar atento ao mercado para adquirir opções que estão desacreditadas, vislumbrando aumentar a lucratividade no futuro.
Fazendo um paralelo com o mercado de opções, esse processo consiste em comprar opções de venda (put) que me dão o direito de vender determinado ativo por um determinado preço e data.
Quando montar a operação?
O ponto principal dessa estratégia é sempre estar exposto a esse tipo de operação, pois quando essas movimentações acontecem, geralmente não são anunciadas.
Vantagens da put
Para deixar em evidência a dinâmica da estratégia do Pozinho, imagine que a Petrobras estivesse com suas ações no valor de 27 reais, e após sua queda estivesse na faixa dos 14 reais, ainda assim, o valor de venda da Petrobras estaria por volta de 19 reais.
Se fosse para exercer a opção, poderíamos comprar a ação por 14 reais e vendê-la por 19 reais e 70 centavos. As movimentações de queda e pânico do mercado trazem duas condições importantes para esse tipo de estratégia.
Com grandes quedas do mercado:
- Aumento da volatilidade implícita: significa que os players do mercado financeiro começam a esperar cada vez mais volatilidade.
- Aumento do preço das opções: consequentemente, o preço das opções também irá subir, inclusive com percentual muito acima do valor intrínseco (preço de compra da ação e exercício da opção no mercado), ou seja, você tem uma opção que ganha o valor pelo fator da volatilidade implícita.
Outro ponto importante que devemos destacar é que a queda e o pânico do mercado acontecem de forma muito rápida, o que favorece esse tipo de operação.
Ativos mais interessantes
Léo Dutra, Analista Chefe da Invius Research e especialista no mercado de opções, selecionou algumas opções dos melhores ativos no site opcoes.net.br.
Um ativo interessante está ligado às opções de BOVA11, um ETF que replica o índice BOVESPA e, por ser uma cesta de diversos ativos, a volatilidade implícita desses ativos é menor.
Então, se a volatilidade natural de BOVA11 é menor do que de outros ativos, significa que essas opções também são mais baratas, outro ponto importante é que ele também possui uma boa liquidez nas opções.
Simulação de estratégia
Para realizarmos a estratégia, precisamos filtrar as puts de 0,1 a 0,5 centavos. Ao comprarmos um lote de 100 de uma opção de 0,3 centavos, gastaríamos aproximadamente 3 reais (com custos da operação).
Se o mercado registrasse uma movimentação drástica de queda, por exemplo, dos seus 110 reais e viesse para os 60 reais, essa opção poderia sair dos 0.3 centavos e chegar a aproximadamente 14 reais. Em outras palavras, você gastou 3 reais em um lote 100 e essa opção rendeu 1.400 reais.
Como calcular a exposição da sua carteira?
Uma dica importante para manter uma exposição de seu capital a esse tipo de operação consiste em pegar o seu capital e colocar uma exposição dobrada.
Por exemplo, a primeira coisa a se fazer é dividir o valor da exposição dobrada do seu capital pelo preço de cotação do BOVA11, isso indicará quantas opções você deverá comprar.
Neste exemplo, a exposição dobrada dividida pelo preço de cotação do BOVA11 indica quantas ações devem ser compradas (181), ao multiplicarmos com o valor da opção, o gasto gira em torno de 5 reais e 43 centavos. Se a opção bater em 14 reais, você recebe 2.534 reais.
Dessa forma, é uma grande possibilidade para trabalhar em momentos de grandes quedas do mercado, onde sua carteira tende a desvalorizar e você pode garantir o poder de gerar caixa, comprando mais ativos de boas empresas por bons preços e aproveitar esse momento para gerar mais renda.
Quem pode executar essa estratégia?
Qualquer pessoa pode aplicar a estratégia do pozinho e, neste contexto, o principal pré-requisito é compreender o mercado de opções, principalmente os conceitos mais básicos.
É necessário dispor de um alto recurso para começar? Como o próprio nome já diz, nós estamos falando da estratégia do pozinho, logo não é necessário muito dinheiro para iniciar neste processo. Com apenas R$10,00, já é possível aplicar.
Qual vencimento escolher?
Depende muito da estratégia que você gosta de abordar. Leo recomenda que não seja utilizado caixa próprio para comprar essas opções, pois é muito difícil manter uma consistência e disciplina vendo seu capital diminuir mês a mês pelos aportes nessas opções. O ideal é montar estratégias de renda com opções onde possa ser gerado um fluxo de caixa e com isso, uma parte desse capital do mercado é posto nessa estratégia, utilizando o próprio dinheiro do mercado – a essência do Sistema Diamante.
Como esse mecanismo de renda pode proporcionar uma renda todos os meses, é possível pegar um strike (valor de exercício) não tão distante do preço atual e com vencimento próximo.
Existem diversas formas para aplicar essa estratégia do pozinho, por isso, ao utilizarmos o dinheiro do mercado para aportar nesse tipo de estratégia, mantendo a exposição de capital para gerar caixa em grandes movimentações de queda do mercado onde a carteira eventualmente desvaloriza, é considerado uma das formas mais seguras.
Entretanto, se a geração de caixa é mensal, é recomendado pegar o próximo vencimento porque o preço não fica tão distante. A desvantagem é que todos os meses será necessário realizar o desembolso de capital, mas isso vai variar conforme a preferência de cada investidor.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor sobre o que é a estratégia do pozinho e como realizá-la. Confira outros artigos em nosso site e fique por dentro de mais conteúdos como esse que irão te ajudar a organizar seus investimentos!