Guia completo de estratégias com opções
O mercado de opções tem tantas possibilidades que pode ficar difícil acompanhar todos os movimentos dos ativos e escolher as melhores estratégias para cada momento.
Guia Do Iniciante em Opções
Como são poucas pessoas que conhecem esse mercado no Brasil, a maioria das informações não são de fácil acesso.
A Invius Research chegou para modificar esse cenário. Temos o objetivo de democratizar o acesso a informações que só são encontradas nas mesas de derivativos de grandes corretoras.
Por isso, veja a seguir o guia completo das principais estratégias com opções e nunca mais perca as oportunidades do momento por não saber o que fazer.
Operando no mercado de opções
É possível operar em duas vertentes: compra e venda de opções (sejam elas de CALL ou PUT).
Veja a seguir como:
Compra a seco
Como o nome sugere, trata-se da compra de uma opção, seja CALL (opção de compra) ou PUT (opção de venda).
Se comprar uma CALL, terá o direito de comprar o ativo-objeto pelo valor pré-determinado (strike) na hora da compra, em um tempo também pré-determinado (vencimento).
Em contrapartida, se comprar uma PUT, terá o direito de vender o ativo-objeto por um strike determinando na hora da compra.
Venda de CALL
Agora, se vender uma CALL, terá a obrigação de vender o ativo-objeto pelo strike determinado, em um vencimento determinado. Existem dois tipos de venda de CALL: o Lançamento Coberto e o Descoberto.
No primeiro, a venda de CALL acontece quando o lançador – ou seja, aquele que está vendendo a opção – já possui o ativo-objeto em sua carteira.
Já no segundo caso, no Lançamento Descoberto, a operação é feita sem que o lançador tenha esse ativo-objeto, portanto, é uma operação mais arriscada.
Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?
Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.
AGENDAR SESSÃOVenda de PUT (Lançamento Sintético)
Por fim, a venda de uma PUT tem o objetivo contrário: o lançador terá a obrigação de comprar o ativo-objeto pelo strike determinado.
A partir desses conceitos, é possível montar estratégias mais elaboradas que maximizam os ganhos e diminuem os riscos com opções. Veja só:
Estratégias de 2 pontas
Vertical Spread (Travas)
Montada com duas opções do mesmo tipo (CALL OU PUT) do mesmo ativo-objeto.
Nessa estratégia, as opções precisam ter a mesma data de vencimento, mas strikes diferentes.
Existem dois tipos de travas:
Trava de Alta
É a venda de uma opção com strike mais alto e a compra de uma opção com strike mais baixo.
Quando montada com duas CALLs, é chamada de trava de alta de débito, e quando é feita com duas PUTs, leva o nome de trava de alta de crédito.
Trava de Baixa
Consiste na venda de uma opção de strike mais baixo e compra de uma opção de strike mais alto.
Assim, é o oposto do visto anteriormente: quando a estratégia envolve duas CALLs, é chamada de trava de baixa de crédito. Quando é feita com duas PUTs, leva o nome de trava de baixa de débito.
Trava Horizontal De Linha (THL)
Para essas estratégias, utiliza-se duas opções do mesmo tipo, derivadas do mesmo ativo-objeto, e com o mesmo strike, mas com vencimentos diferentes.
A operação consiste na compra de uma opção com vencimento mais longo e na venda de uma opção com vencimento mais curto – as duas ATM (no dinheiro) e com o mesmo strike.
Spread De Calendário
Já o Spread de Calendário para virada de vencimento é uma Trava Horizontal de Linha montada especificamente na reta final do vencimento, normalmente faltando 3 dias para o dia do exercício da opção que estiver na ponta curta.
Wheel Strategy
A estratégia de roda se monta com duas opções de tipos diferentes do mesmo ativo-objetivo.
Para executá-la, é preciso vender uma PUT ITM (dentro do dinheiro) e deixar o exercício acontecer. Após isso, vende-se uma CALL também ITM e deixa-se o exercício acontecer.
Para dar certo, a CALL precisa ter strike maior que a PUT.
Short Strangle
Também conhecida como Sell Strangle, nela, vende-se duas opções de tipos diferentes do mesmo ativo-objeto e ao mesmo tempo.
Uma CALL de strike maior e uma PUT de strike menor com a mesma data de vencimento.
Para funcionar, ambas as opções precisam estar OTM (fora do dinheiro) quando a estratégia for montada.
Estratégias de 3 pontas
Jade lizard
O Lagarto de Jade é montado com três opções do mesmo ativo-objeto, 1 PUT e 2 CALLs, na mesma data de vencimento, porém com strikes diferentes..
Para executá-la, montamos um lançamento sintético junto com uma trava de baixa de crédito.
Ou seja, primeiro vende-se a PUT – com o menor strike da operação -, depois vende-se uma CALL de strike mais baixo e compra-se uma CALL de strike mais alto.
Estratégias de 4 pontas
Iron Condor
Essa é a junção de duas estratégias: trava de baixa de crédito e trava de alta de crédito. Portanto, precisa de 2 CALLs e 2 PUTs – todas com a mesma data de vencimento – para executá-la e funciona da seguinte maneira:
Venda de uma CALL de strike mais baixo e compra de uma CALL de strike mais alto, ao mesmo tempo em que se vende uma PUT com strike mais alto e se compra uma PUT de strike mais baixa.
Box de 4 pontas
Funciona de maneira contrária ao Iron Condor. Para montar o box, também se junta duas travas, porém uma será de alta de débito e uma trava de baixa de débito.
Com todas as opções na mesma data de vencimento, vendemos uma CALL com strike mais alto e compramos uma CALL com strike mais baixo. Ao mesmo tempo, vendemos uma PUT com strike mais baixo, e compramos uma PUT com strike mais alto.
Como Gerar Renda Semanal em Dólar
Salve já esse guia nos seus favoritos e bora para cima ganhar dinheiro com essas estratégias de opções.
Conte com a Invius nessa sua jornada financeira e, por aqui, esperamos que você tenha muito sucesso desbravando o mundo de investimentos e derivativos.