Candlestick: o que é e como funciona?
Você certamente já ouviu falar em análise de gráficos, certo? Mas conhece o Candlestick?
Guia Do Iniciante em Opções
Se você quer operar no mercado de renda variável e garantir possibilidades grandes de acerto na hora de montar suas posições, precisa analisar diversos fatores antes de tomar qualquer decisão financeira.
Para quem opera com day trade ou com opções, a análise gráfica pode ser um grande aliado na hora de montar operações. E o Candlestick é uma das mais famosas técnicas de mercado para esse fim.
O que é o Candlestick?
Trata-se de uma técnica japonesa para analisar o mercado. É um gráfico montado por um conjunto de vários candles de um período.
Também chamado de Vela Japonesa, a análise visa antecipar os movimentos do mercado e, portanto, melhorar a chance de acerto das posições.
Confira a seguir como funciona:
O que é candle?
O candle é uma forma utilizada no mercado financeiro para retratar o preço de um determinado ativo durante um certo período.
Dentro das plataformas, é possível observar candles de minutos, horas, semanas e meses.
A estrutura do candle é composta por informações do preço de abertura e fechamento, bem como os máximos e mínimos valores alcançados no período de tempo de formação do candle.
Estrutura do candle
Geralmente, o candle vermelho significa um candle de baixa, ou seja, que marca um preço de fechamento menor que o de abertura, caracterizando um retorno negativo.
Já o verde determina um candle de alta, na qual o contrário aconteceu: o preço de fechamento é maior que o da abertura e, portanto, marca um retorno positivo.
Em termos práticos, os retângulos da figura são o corpo do candle, e representam o valor de abertura ou de fechamento do período em que aquele candle foi criado.
E os traços acima e abaixo do corpo são chamados de sombra. A sombra representa os maiores e menores valores em que aquele ativo foi negociado durante aquele período.
Por estar atrelado aos valores, é comum que o tamanho do corpo e da sombra variem. E por isso, também pode acontecer do candle aparecer sem sombras, ou somente com uma delas.
Olhando o gráfico todo, por vezes fica evidente um espaço entre os candles, isso é o que chamamos de GAP.
Veja só:
O que é o GAP no Candlestick?
O GAP está relacionado com os preços do mercado. Como dito, a palavra indica que existe um espaço entre os preços em que não houve negociações.
Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?
Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.
AGENDAR SESSÃOAcontece nas análises de gráficos quando um candle se fecha em uma faixa de preço e, em seguida, inicia-se um novo candle que, por alguma variação do mercado, abre em uma faixa de preço mais distante.
Os GAPs podem acontecer por diversos motivos, como eventos inesperados, leilões e diminuição de liquidez, mas sempre representam que a faixa de preço não está mais equivalente ao praticado antes.
Podemos separar os GAPs em dois tipos principais:
GAP de abertura:
Acontece quando o dia anterior fecha em determinado preço e, no outro dia, o mercado abre com um GAP, seja de alta ou de baixa.
No entanto, esse GAP só acontecerá se o valor de abertura for diferente do de fechamento.
Essa diferença é muito comum no mercado, já que os interesses dos investidores acabam mudando com frequência.
Se o mercado não fechasse, por exemplo, seria possível que houvesse um GAP durante o próprio dia.
GAP durante o dia:
Além disso, também podem acontecer esses espaços durante o dia, se o interesse das negociações do mercado se alterarem fortemente.
É muito comum em leilões de ações extraordinários, por exemplo.
Agora que já conhece o Candlestick, não perca tempo e corre para analisar esses gráficos. Tenho certeza que isso pode ajudar muito seu desempenho no mercado.
Para mais conteúdos como esse, confira nosso canal no YouTube. Toda semana temos novos vídeos sobre o mercado financeiro.
Leituras recomendadas: