Indicadores financeiros: como definir se vale a pena comprar a ação?
Existem mais de 500 ativos listados na bolsa de valores brasileira, cerca de 1000 empresas na bolsa asiática, e mais de 6 mil empresas de capital aberto nos Estados Unidos…
E esse número só vai crescendo se considerarmos as outras bolsas que existem ao redor do mundo.
Guia Do Iniciante em Opções
Em meio a tantas possibilidades, como decidir qual ação vale a pena? Qual a melhor para investir seu capital?
Essa resposta não é fácil, mas existem alguns dados fornecidos pelas próprias empresas que podem nos ajudar a tomar essa decisão.
Esses indicadores financeiros são ótimos meios de avaliar como está a situação de uma empresa e definir se aquele investimento está valendo a pena no momento ou não.
Por isso, hoje, vou te falar os principais indicadores financeiros que podemos olhar para entender se uma empresa realmente é um bom investimento.
Vale lembrar que esses dados podem ser analisados quer você esteja investindo no mercado de ações aqui no Brasil ou no exterior.
CAGR
O primeiro deles é o CAGR, sigla em inglês para taxa de crescimento anual composta.
Este é um termo bem específico do mercado financeiro, que mostra o quanto o lucro líquido de uma empresa cresceu ano a ano.
De certa forma, essa métrica nos permite calcular uma taxa média de retorno do investimento ao longo do tempo.
Porém, é importante dizer que essa taxa não te dá um retorno real, somente uma estimativa.
P/L
O segundo conceito é o Preço/Lucro (P/L).
É para ele que olhamos se queremos entender se a ação está sendo negociada com desconto, também conhecido como preço justo.
O cálculo é exatamente como parece… O preço da ação é dividido pelo lucro da empresa. Portanto, se o lucro cresce e o preço cai, a empresa começa a ser negociada com desconto.
A ideia é comparar a P/L atual de um determinado ativo com a histórica, assim conseguimos ver o quanto os investidores estão dispostos a pagar por aquela empresa hoje, comparado aos últimos anos.
Além disso, uma dica legal é comparar com o P/L médio do setor em que aquela empresa está.
Lembrando que essa também é uma estimativa, e não garante retornos futuros.
Margem líquida
Você já deve ter ouvido falar na margem líquida, esse é um dos indicadores financeiros mais famosos na análise dos ativos.
Ela revela o resultado líquido correspondente de uma empresa, ou seja, o quanto realmente sobra após a dedução dos impostos e tributos.
Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?
Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.
AGENDAR SESSÃOPara isso, é dividido o lucro líquido (LL) da companhia pela sua receita líquida (RL) do mesmo período, o resultado indica uma porcentagem.
Normalmente, a empresa apresenta esses valores em seu demonstrativo de resultados trimestrais ou anual.
ROE
Por fim, temos o ROE, sigla em inglês para “Return On Equity” ou “Retorno Sobre o Patrimônio Líquido” em tradução livre.
Esse termo indica a possibilidade de retorno que a empresa tem sobre seu patrimônio líquido.
Em outras palavras, mostra a capacidade da companhia de gerar valor para os investidores a partir do dinheiro recebido de seus próprios acionistas.
Dessa forma, pode ser visto como um indicador da eficiência da gestão.
Para calcular o ROE de uma empresa, basta dividir seu lucro líquido acumulado nos últimos 12 meses pelo patrimônio líquido.
Você já conhecia esses indicadores financeiros e sabia como utilizá-los?
Com esses termos em mente, tenho certeza que você conseguirá otimizar suas análises e entender com mais clareza se vale a pena fazer aquele investimento.
No vídeo a seguir, veja como eu utilizei esses pontos para analisar quais as três melhores ações dos Estados Unidos:
Além disso, se inscreva em nosso canal do YouTube e tenha acesso a mais conteúdos que te ajudam a ter mais rentabilidade em seus investimentos!
Leituras recomendadas: