Saiba o que significa COE, como funciona e quais as vantagens!

Saiba o que significa COE, como funciona e quais as vantagens!

Imagina poder relacionar a proteção proporcionada pela renda fixa com a possibilidade de retornos mais elevados permitidos pela renda variável e ainda ter acesso a diversos ativos internacionais? Essa é a ideia do COE (Certificado de Operação Estruturada).

Basicamente, é um investimento que ajuda a diversificar a carteira do investidor, pois permite operar sem correr grandes riscos. Quer saber o que significa COE, como funciona e quais são as vantagens? Continue a leitura e confira agora mesmo!

O que significa COE?

Os Certificados de Operações Estruturadas (COE) são fornecidos a investidores brasileiros há vários anos e se parecem muito com as chamadas “notas estruturadas”, muito famosas nos EUA e na Europa. Na verdade, o COE é um produto financeiro que combina aplicações e recursos de renda fixa e renda variável em um pacote de programas.

De certa forma, o COE é semelhante à operação de fundos de investimento, mas há diferenças importantes: além do valor mínimo de investimento e do índice definido, o COE também tem uma data de vencimento e oferece aos investidores uma série de cenários diferentes de lucros e perdas.

Portanto, o COE é um tipo de serviço que pode atender não apenas investidores conservadores, que ainda não ousam se candidatar em mercados arrojados, mas também investidores experientes, que buscam aplicações diversificadas em mercados mais complexos.

Como funciona?

O COE é um produto recente no mercado brasileiro, sendo emitido por bancos. Conforme a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), todos devem estar cadastrados no B3 (antiga Cetip).

É um investimento muito flexível. Por poder adotar estratégias bastante diferentes, a rentabilidade depende, principalmente, do tipo de aplicação de cada produto. Por exemplo, o desempenho de um COE de ações pode ser bem diferente de um COE que se concentra em ativos de renda fixa ou moedas.

O investimento mínimo de um COE varia por produto. O emissor determina o número com base na complexidade da aplicação, o grau de risco inerente, a possibilidade de lucro e outros. Quanto mais complexo o COE, maior será o investimento mínimo.

Quais são as vantagens?

A flexibilidade é uma das vantagens do COE. Devido à grande variedade de ativos de referência, os investidores podem obter facilmente a lucratividade de ativos mais complexos (como ações ou moedas internacionais). Cada uma dessas opções oferece um perfil diferente, e as pessoas podem escolher a alternativa que melhor atende aos seus objetivos financeiros.

Além disso, é possível obter retornos em diferentes circunstâncias. Isso ocorre porque alguns COEs beneficiam os investidores quando o mercado está bom, enquanto outros podem ganhar mesmo se o mercado cair.

Muitos COEs oferecem uma garantia de recuperação do investimento inicial, proporcionando segurança aos investidores que não estão acostumados a investir em opções de alto risco (como renda variável). Dessa forma, eles podem se permitir “testar” novas possibilidades de maior risco.

Agora que você sabe o que significa COE, entende como funciona e conhece as vantagens, pode determinar com mais clareza se o investimento vale a pena. Porém, se decidir investir em COE, não se esqueça que esse produto é utilizado apenas como forma de aumentar sua carteira de investimentos e não como opção única. Além disso, é essencial conhecer bem seu perfil de investidor para fazer os investimentos mais adequados.

Gostou do artigo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter para ficar por dentro dos conteúdos em primeira mão! Até mais!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

O que é Custo de Oportunidade?

Quando um investidor analisa diferentes opções de investimento, o custo de oportunidade representa potenciais benefícios que…

O Papel dos Market Makers no Mercado Financeiro

Market makers são indivíduos ou corretores que operam nas bordas de uma bolsa de valores, comprando…

Diversificação: Estratégia Essencial para o Investimento Inteligente

A diversificação é uma das principais estratégias de investimento, utilizada para reduzir os riscos ao alocar…