Volatilidade E Eleições: O Que Impacta O Mercado Hoje?
Com menos de quinze dias para o segundo turno das eleições de 2022, será que ainda dá tempo de ganhar dinheiro aproveitando as movimentações relacionadas ao cenário político nacional?
Se você já conhece um pouco sobre o mercado de opções, sabe que podemos utilizar eventos assim para nos posicionarmos e ganharmos dinheiro. Em momentos como esse, é comum presenciarmos movimentações exponenciais de volatilidade em curtos espaços de tempo.
Porém, especificamente em 2022, o mês de outubro está surpreendendo o mercado com movimentações mais previsíveis do que o normal. Isso não significa, no entanto, que não é possível gerar renda neste período.
Estratégia com operações longas
Segundo Jimmy Carvalho, especialista no mercado de opções, “o risco [relacionado às eleições] já está sendo precificado o ano todo e, assim que acabar esse período e, consequentemente, passar a ter ainda mais previsibilidade no mercado, a parte do risco vai embora e a Bolsa começa a normalizar.”
Além disso, o analista explica que, historicamente, o começo do ciclo de queda da taxa Selic – como o que estamos observando no mercado – é um gatilho para grandes movimentos de alta na Bolsa.
Por isso, sua estratégia é fazer operações longas, com prazo para o final de 2023, e até para 2024. A ideia é conseguir pegar o movimento de alta se os juros realmente começarem a cair, maximizando os ganhos dentro de um único direcional.
Jimmy Carvalho foi nosso convidado no podcast At The Money, apresentado pelos fundadores da Invius. Assista no vídeo abaixo os principais insights do especialista sobre o mercado de opções no Brasil e como realizar operações lucrativas no longo prazo.
Aprenda a gerar renda em qualquer cenário
Por aqui, seguiremos acompanhando todas as notícias referentes à volatilidade da Bolsa, e continuaremos enviando recomendações de operações de longo ou curto prazo para todos nossos assinantes.
De 2019 para cá, a Invius desenvolveu um canal para que qualquer pessoa possa gerar renda e acelerar o processo de construção de patrimônio sem necessariamente ter conhecimento prévio do mercado de opções.
O que ainda pode impactar o mercado?
O segundo turno acontecerá dia 30 de outubro. Os candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e Jair Bolsonaro, do PL, estão nos preparativos para conquistar mais votos, principalmente de centro.
Na agenda política, um dos passos mais importantes para a campanha eleitoral são os debates televisivos das grandes emissoras do país, que voltaram a acontecer neste domingo (16), com a transmissão da TV Bandeirantes, em parceria com o UOL, Folha de São Paulo e TV Cultura.
É possível que esses eventos contribuam para movimentações do mercado, já que ainda há dúvidas relacionadas às propostas econômicas de cada candidato. Neste sentido, Pedro Patrão, sócio fundador do HCI Invest, afirmou em entrevista para o portal Estadão que, neste debate, ainda “não obtivemos resposta com relação ao que gera incerteza para o mercado financeiro”.
Segundo ele, “o mercado espera ansiosamente pela clareza da dinâmica da execução fiscal por parte da equipe que assumirá o próximo governo”, por isso, “o debate pode gerar volatilidade nos preços do Mercado nesta segunda-feira (17).”
Veja as datas dos próximos debates:
- 17 de outubro (segunda-feira) – Rede TV
- 21 de outubro (sábado) – CNN, SBT, Estadão, Veja, Terra e Nova Brasil
- 23 de outubro (domingo) – Record TV
- 28 de outubro (sexta-feira) – TV Globo
Essa é apenas uma estimativa, e as datas podem sofrer alterações ou – inclusive – tanto Lula quanto Bolsonaro podem recusar os convites.