Wheel Strategy: A Estratégia de Renda Mais Popular dos EUA

O mercado no Brasil é falho na disseminação de informações sobre o mercado de opções, até porque as grandes instituições não têm interesse sobre as opções de tela que o investidor pessoa física opera. Para eles, é mais rentável operações de balcão.

Nesse sentido, é muito difícil encontrar conteúdo de qualidade na internet relacionado às opções, especialmente aqui no Brasil, o que afasta ainda mais os investidores iniciantes desse segmento.

Aqui na Invius, nosso objetivo é levar conhecimento para a pessoa física e, por isso, vou te explicar qual a estratégia de renda em opções mais popular dos Estados Unidos: o Wheel Strategy.

O que é Wheel Strategy?

Se você ainda não conhece o Lançamento Coberto – estratégia mais clássica desse segmento – sugiro que leia este texto aqui, já que é partindo desse lançamento que entenderemos o Wheel Strategy.  

No Lançamento Coberto, compramos uma call e vendemos uma ação, no entanto, é possível fazer todo esse processo iniciando a operação com uma venda de put, obrigando outra pessoa a vender o ativo para você comprá-lo mais barato. Essa estratégia se chama Wheel Strategy ou Estratégia de Roda, em tradução livre. 

A estratégia é muito utilizada no mercado americano, já que, nos Estados Unidos, a possibilidade de fazer o manejo da estratégia é muito mais dinâmica, ao passo que no Brasil, ficamos um pouco mais travados por conta da limitação de liquidez. Apesar disso, ela funciona bem nos dois países e vem dando muito certo por aqui.

Você quer ser pioneiro em Wheel Strategy no Brasil? Então entre agora no Opções e Oportunidades e saia na frente de outros investidores

Passo a Passo

Há 6 passos principais nesta estratégia de renda.

Na Invius, recomendamos a estratégia para os assinantes do Opções e Oportunidades, e já temos várias posições que seguem o protocolo que vamos mostrar aqui hoje.

Claro que sempre adaptando para os diferentes cases de investimentos.

Passo 1 – Venda de put 

Como dito acima, nesta estratégia começamos com a venda de uma put.

Para quem não sabe, put é uma opção de venda que dá a outra pessoa o direito de vender uma ação por um valor determinado. Ao vendê-la, recebemos um prêmio em troca da obrigação de ter que comprar o ativo se o mercado cair. 

Nessa etapa, devemos escolher uma opção com baixa probabilidade de sermos exercidos. 

Passo 2 – Rolagem da put

Em seguida, passamos para a rolagem da put. Nesse processo, devemos postergar a obrigação de ter que comprar o ativo, e recebemos mais taxas para isso, além de conseguir comprar a ação com cada vez mais desconto. 

Caso o preço da ação comece a cair e fique igual ao valor de exercício da opção, falamos que a opção ficou no dinheiro. Nesse momento, devemos fazer o que chamamos de “rolagem”, que é um processo de adiar o exercício, colocando mais prêmio no bolso. 

Para fazer isso, basta recomprar a opção vendida e vender a opção do exercício seguinte (na mesma quantidade). O strike dessa opção deverá ser menor ou igual ao exercício atual e esse processo deverá ser repetido sempre que a opção ficar no dinheiro.

Passo 3 – Compra da ação

Caso o mercado continue sua movimentação de queda, e você siga fazendo as rolagens, é possível que entre em uma condição em que você tenha que comprar essa ação.

Assim, quando já não for mais possível fazer a rolagem da put recebendo prêmio, devemos deixar a opção vendida exercer. Nesse caso, assumimos a compra da ação.

Passo 4 – Venda de call

Como já comentamos em outros textos da casa, a call é uma opção de compra que dá o direito para alguém comprar o ativo por um determinado valor.

Ao vendê-la, recebemos um prêmio em troca da obrigação de ter que vender o ativo se o mercado subir. 

Assim como na venda de put, nesta etapa, devemos escolher uma opção com baixa probabilidade de sermos exercidos. 

Passo 5 – Rolagem da call

Da mesma forma que a rolagem de put, precisamos postergar o máximo possível a venda da call, para ganhar dinheiro com a valorização do ativo.

Para fazer isso, basta recomprar a opção vendida e vender a opção do exercício seguinte (na mesma quantidade). O strike dessa opção deverá ser maior ou igual ao exercício atual e esse processo deverá ser repetido sempre que a opção ficar no dinheiro.

Nesse caso, ainda é possível ganhar com os dividendos, se ficarmos com a ação muito tempo em carteira.

Passo 6 – Vender a ação

Por fim, quando já não for mais possível fazer a rolagem da call recebendo prêmio, devemos deixar a opção vendida exercer. Nesse caso, assumimos a venda da ação e reiniciamos a estratégia da primeira etapa.

Ficou claro?

Recapitulando

Com essa estratégia, eu coloco a taxa no bolso, ganho dinheiro para comprar a ação e postergo a compra o máximo possível.

Assim que conseguir comprar a ação com desconto, gero mais taxa para vender a ação, com valor superior ao que eu comprei, e postergo o máximo possível para ganhar com a valorização, até chegar ao ponto inevitável de vendê-la.

Lembrando que há o risco de você ficar preso com o ativo na carteira, portanto, nossa dica é sempre escolher ações de boas empresas.

Para saber mais, confira a o vídeo disponível a seguir, em que mostro na prática como utilizar o Wheel Strategy.

Além disso, se inscreva também em nosso canal do telegram e fique por dentro de todas as novidades da casa, que te ajudam a cuidar melhor do seu patrimônio e de seu conhecimento financeiro.

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

O que é Custo de Oportunidade?

Quando um investidor analisa diferentes opções de investimento, o custo de oportunidade representa potenciais benefícios que…

O Papel dos Market Makers no Mercado Financeiro

Market makers são indivíduos ou corretores que operam nas bordas de uma bolsa de valores, comprando…

Diversificação: Estratégia Essencial para o Investimento Inteligente

A diversificação é uma das principais estratégias de investimento, utilizada para reduzir os riscos ao alocar…