Day Trade e Swing Trade? Conheça as principais diferenças!
Só em 2020, o número de investidores na Bolsa de Valores subiu 76%. A maior parte dessas pessoas chegou ao mercado pensando em investir em Day Trade e Swing Trade.
Se você busca entrar na Bolsa e montar uma boa carteira de ativos para aumentar o seu patrimônio, então, deve conhecer as muitas estratégias de operação no mercado. Sim, existem várias formas diferentes de investir na compra e na venda de ações.
Quer conhecer duas das principais estratégias? Então, continue a leitura abaixo e veja as diferenças entre Day Trade e Swing Trade!
O que é Day Trade?
Para entender as diferenças entre Day Trade e Swing Trade, precisamos definir cada um desses conceitos. A melhor forma de fazer isso é entendendo o nome dessas ações.
Um “trade” acontece quando um investidor da Bolsa (normalmente chamado de trader) compra e vende um ativo — na maior parte das vezes, a ação de uma empresa. Portanto, um Day Trade é uma operação que acontece dentro do mesmo dia.
O que é Swing Trade?
Já um Swing Trade, por sua vez, é um trade que leva alguns dias para ser realizado. Não há um período específico de “regra” para ser considerado um Swing Trade, mas basta que o investidor segure a ação por mais de um dia e menos do que algumas semanas.
Quais as diferenças entre Day Trade e Swing Trade?
Existem muitas coisas que aproximam o Swing Trade e o Day Trade. Por exemplo, ambos envolvem a compra e a venda de ações em um curto período de tempo. Além disso, são destinados a quem tem o perfil agressivo e sabe fazer análise técnica (ou, pelo menos, conta com relatórios de confiança).
No entanto, também existem muitos fatores que diferenciam as duas estratégias. Veja quais a seguir:
- prazo: a diferença mais óbvia é a duração do trade. No Day Trade, a ação é comprada e vendida no mesmo dia, enquanto, no Swing Trade, dura mais do que isso;
- riscos: ambos contam com riscos normais da Bolsa. No entanto, o Day Trade tende a ser mais arriscado, pois a volatilidade dos ativos no período de algumas horas é maior do que durante dias. Como dá para observar melhor as tendências de movimentação, o Swing Trade costuma ser um pouco menos arriscado;
- acompanhamento do mercado: as duas estratégias exigem que o trader acompanhe o mercado e saiba fazer uma análise técnica ou, pelo menos, tenha relatórios de confiança para tomar as suas decisões. A diferença, entretanto, está no que é observado em cada uma. Normalmente, o Swing Trade foca o movimento dos ativos nos últimos períodos para identificar tendências de curto prazo. Já o Day Trade acompanha o volume de transação dos ativos em um mesmo dia para identificar oportunidades de ganho rápido.
Como montar uma estratégia para ambos?
Investir em Day Trade e Swing Trade está entre as opções de maior risco (e, portanto, de maior ganho potencial) da Bolsa de Valores. É por isso que são estratégias recomendadas para quem tem perfil agressivo e está confortável em lidar com o risco do mercado. Dito isso, existem recursos para aumentar as suas chances de sucesso ao usar essas estratégias.
O principal deles para fazer trades do tipo é a análise técnica. Em poucas palavras, consiste na leitura dos gráficos de oscilação dos preços dos ativos financeiros para identificar padrões e tendências de movimento. Assim, é possível encontrar indícios de uma alta ou de uma baixa no valor da ação.
No entanto, a análise técnica é muito complexa e extremamente difícil de aprender, especialmente para quem é iniciante. Por isso, é essencial contar com o apoio de profissionais especializados e com anos de experiência na Bolsa. Eles podem elaborar cursos e palestras que vão ensinar a fazê-la, mas também relatórios diários com boas oportunidades e opções de trades no momento.
Agora que você já sabe a diferença entre Day Trade e Swing Trade, está mais capacitado para investir o seu dinheiro na Bolsa de Valores. Lembre-se de começar com calma e se cercar de informações para investir com consistência.